
O fato: A partir de julho, o Ceará dará início às contratações de mão de obra para operar no primeiro polo automobilístico do estado, localizado no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. O anúncio foi feito pela Comexport, maior empresa brasileira de comércio exterior e supply chain, durante a feira “Auto Shanghai 2025: embracing innovation, empowering the future”, realizada na China.
Detalhes: O governador Elmano de Freitas, único representante brasileiro presente no evento internacional, acompanha as tratativas diretamente em Xangai. “Estamos aqui fazendo um trabalho de buscar empresas, fazer negociações, buscar intervenções para garantir esse grande parque automobilístico para o Ceará, para gerar emprego e oportunidades para o nosso povo”, afirmou em publicação nas redes sociais.
Ao lado do governador, o diretor-geral da Comexport, Ricardo Teixeira, detalhou o cronograma. “Gostaria de testemunhar o esforço do Governo do Ceará de tornar realidade esse sonho que é ter o polo automotivo. E devemos iniciar a contratação dos cearenses para trabalhar no polo automotivo já a partir do mês de julho”, declarou.
Criação de empregos: A expectativa inicial é de geração de 250 empregos formais já neste ano, com a produção dos primeiros veículos prevista para começar ainda em 2025. A planta será a primeira fábrica multimarcas do país e deverá alcançar uma capacidade produtiva de 80 mil veículos por ano. A Comexport opera no Brasil com marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche.
Comitiva: Além de Elmano, integram a comitiva cearense na China o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romeu Aldigueri; o prefeito de Horizonte, Nezinho Farias; e o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante.