A força da agropecuária faz o Sertão de Crateús crescer e se desenvolver

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Município de Crateús (Foto: Sebrae Ceará)

No coração do semiárido cearense, entre solos desafiadores e um povo movido pela persistência, o Sertão de Crateús reafirma sua vocação produtiva com cada rebanho que cresce, cada mel que é colhido e cada peça artesanal que ganha forma. A região, composta por 13 municípios, é um verdadeiro celeiro de oportunidades sustentadas por cadeias produtivas estratégicas como a bovinocultura, ovinocaprinocultura, apicultura e o artesanato. Setores estes que geram renda, movimentam a economia e fortalecem o sentimento de pertencimento a um território resiliente e fértil.

A pecuária é uma das colunas vertebrais da economia do Sertão de Crateús. Funciona como motor do desenvolvimento gerando uma identidade econômica para a região. Com rebanhos de bovinos, ovinos e caprinos, o setor não apenas abastece o mercado local como também impulsiona empreendimentos familiares e cooperativas organizadas em torno da produção e da comercialização de derivados.

No campo, a força do sertão ainda em desenvolvimento, se transforma em produtividade. Nem as adversidades do clima impedem os avanços da região. Para Luiz Gonçalves, articulador do Sebrae Regional, a ausência da cultura do espírito coletivo e a visão empreendedora limitada ainda são os principais desafios enfrentados no dia a dia. “Pouco a pouco estamos avançando. Nosso foco está na agregação de valor aos produtos e na conexão com novos canais de mercado”, destaca.

Um outro eixo estruturante que também se destaca na economia local é a bovinocultura leiteira que tem presença expressiva em municípios como Nova Russas, Ipueiras e Santa Quitéria. A cadeia movimenta dezenas de pequenos produtores que encontram no Sebrae apoio técnico e gerencial para ampliar produtividade, reduzir custos e acessar novos mercados. Por meio de parcerias com secretarias municipais e entidades de classe, o Sebrae vem promovendo soluções que vão do manejo alimentar ao uso de tecnologias para gestão de produção.

Através da nossa rede de atendimento e parceiros locais conseguimos elaborar ações alinhadas com a realidade de cada produtor. A bovinocultura é uma grande oportunidade para fortalecer a economia familiar e regional”, reforça Luiz.

A agroindústria como transformadora da produção

Em terras áridas, entre chuvas incertas e longos períodos de estiagem, a criação de caprinos e ovinos se impõe como símbolo de resistência e maleabilidade produtiva. Os rebanhos adaptados ao semiárido sustentam as cooperativas locais, alimentam famílias e geram negócios.

A cadeia ganha um novo fôlego com a implantação do Frigorífico Terra Conquistada, fruto da parceria entre o Sebrae Regional e a COOPERAMUNS. A nova agroindústria, instalada com suporte técnico e estratégico do Programa AgroNordeste, atende cerca de 50 produtores da região e já nasceu orientada para certificações, rotulagem, design de rótulo e boas práticas.

A agroindustrialização é uma alternativa estratégica para transformar a produção da agricultura familiar. Com ela, agregamos valor à matéria-prima, diminuímos a dependência do setor primário e ampliamos o alcance da produção”, ressalta Luiz Gonçalves.

Rebanhos de caprinos sustentam a região. (Foto: Adobe Stock)

A saborosa carne de carneiro tempera a economia regional

Na mesa sertaneja é a carne de carneiro que alimenta e impulsiona a economia local. Preparada em receitas tradicionalmente cearenses como o cozido, a buchada, a panelada e o tão famoso sarapatel, essa iguaria regional move não somente a culinária local, mas uma cadeia inteira que vai da produção à comercialização.

Com o apoio do Sebrae e da nova agroindústria regional, a carne de ovinos e caprinos de Crateús tem ganhado certificação, identidade visual, acesso a feiras e abertura para mercados fora da região. O alimento que antes era priorizado para o consumo local, hoje é oportunidade de negócio com valor agregado.

No Sertão de Crateús a presença do Sebrae é a certeza de resultados reais

O Escritório Regional do Sebrae em Crateús atua de forma descentralizada sempre presente nos 13 territórios atendidos. Por meio de uma rede de analistas, agentes de campo e com o suporte das Salas do Empreendedor, o Sebrae executa ações em eixos como agropecuária familiar, agroindústria rural e artesanato.

Com educação empreendedora e inovação, a atuação do Sebrae no Sertão de Crateús vai além do atendimento técnico. É uma presença ativa que escuta, entende e projeta a valorização de quem trabalha com a terra e dela retira o seu sustento.

Os produtores que ainda não tiveram contato com o Sebrae podem procurar o Escritório Regional em Crateús, as Salas do Empreendedor de cada município ou os nossos parceiros institucionais. Estamos prontos para apoiar, orientar e impulsionar o que o Sertão tem de melhor: sua gente e sua força produtiva”, finaliza Luiz Gonçalves.

Sede do Sebrae Regional Sertão de Crateús (Foto: Sebrae Ceará)

 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

AtlasIntel: 62% dizem que tarifa de Trump contra o Brasil é injustificada; 41% veem punição por Brics

Barroso responde a Trump com beabá sobre democracia e ditadura

Lula, o “Napoleão brasileiro”, saberá usar o presente político que recebeu de Trump

A crise escalou: Trump envia carta a Lula e impõe tarifa de 50% sobre exportações do Brasil

AtlasIntel: Com Bolsonaro fora, Lula segura a dianteira, Haddad testa força e direita se divide

Pesquisa AtlasIntel: Lula ganha fôlego, Haddad reduz desgaste e confiança política desaba

Morre, aos 97 anos, José Walter Cavalcante, um modernizador de Fortaleza

PSB e Cidadania fecham federação para driblar cláusula de barreira e 2026

União Brasil estressa Lula em Brasília e prepara jogo duro no Ceará

Trump x Musk: ameaça de deportação expõe racha na base conservadora

💸 Fidelidade em queda: só 3 deputados do CE apoiaram Lula no aumento do IOF

🧨 Base racha, centrão avança e Lula sangra em praça pública

MAIS LIDAS DO DIA

Lula dá cavalo de pau nas pesquisas com discurso de soberania e aposta no Pix como símbolo nacional

A retrotopia da oposição cearense

Cid rompe o silêncio e defende Júnior Mano: “Não boto a mão no fogo por ninguém, mas ele é do bem”

Moraes mantém aumento do IOF e suspende cobrança sobre risco sacado

Lula veta aumento de deputados por inconstitucionalidade e impacto fiscal

Decisão do STF reduz previsão de arrecadação do governo com IOF em R$ 3,95 bilhões até 2026

R$ 1,3 bi em investimentos e 4,7 mil empregos: Ceará acelera atração no 2º semestre

A força da agropecuária faz o Sertão de Crateús crescer e se desenvolver

Amizades no poder – entre o interesse e o afeto verdadeiro; Por Paulo Mota