Reunião de planejamento sem Sarto e preocupação com engajamento da base de vereadores

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O que aconteceu: Roberto Cláudio (PDT) e Ciro Gomes (PDT) participaram de uma reunião de planejamento da campanha de reeleição de José Sarto (PDT) na noite de segunda-feira, 16. O encontro, que contou com vereadores e candidatos à Câmara da base de Sarto, ocorreu sem a presença do atual prefeito e candidato.

Por que importa: A reunião acontece após Sarto enfrentar uma queda nas pesquisas eleitorais, fato que começou a ser detectado pela Focus/AtlasIntel e, mais tarde, foi assimilado também no Datafolha, Quaest e Paraná Pesquisas. A movimentação é vista como um esforço para reorganizar a campanha e alinhar estratégias com sua base aliada.

Quem participou: Além de Roberto Cláudio e Ciro Gomes, estiveram presentes o vice-prefeito Élcio Batista (PSDB), o deputado estadual Antônio Henrique (PDT), o presidente da Câmara, Gardel Rolim (PDT), e o secretário de infraestrutura Samuel Dias (PDT).

Contexto: Segundo reportagem do O Povo, nos últimos dias, Sarto não participou de eventos públicos de campanha, concentrando-se em gravações para a propaganda eleitoral. Sua assessoria afirma que a agenda estava planejada desde o início da semana e não foi alterada em resposta às quedas nas pesquisas.

Cenário eleitoral: Sarto aparece em quarto lugar nas últimas pesquisas, atrás de Evandro Leitão (PT), Capitão Wagner (União) e André Fernandes (PL).

Vá mais fundo:

Engajamento baixo e preocupação

O que está acontecendo: Uma análise das redes sociais de importantes vereadores  da base de José Sarto (PDT) revela um engajamento tímido em prol da reeleição do prefeito. Em alguns casos, Sarto sequer é mencionado no material de campanha de alguns candidatos a uma das 43 vagas no legislativo de Fortaleza.

Por que importa: Esse comportamento levanta sinais de alerta no comitê pela reeleição do prefeito, indicando uma possível falta de apoio unificado em um esforço para reverter o cenário e aumentar o engajamento dos vereadores e candidatos com a candidatura de Sarto.

Cenário preocupante: Com Sarto enfrentando queda em diversas pesquisas, o engajamento dos vereadores — âncoras na base de apoio — é crucial. A ausência de menções ao candidato pode enfraquecer ainda mais sua campanha em um contexto de disputa acirrada com outros concorrentes.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Editorial Focus Poder: Equilíbrio no comando da CPI do Crime Organizado

Engenharia do negócio — os bastidores do mega distrito digital do Ceará

Conselho Nacional das ZPEs aprova cinco data centers de R$ 583 bilhões e consolida Ceará como Green Digital Hub do Atlântico Sul

Governador do Rio elogia “coragem e determinação” de Elmano após ação que matou sete faccionados em Canindé

No Focus Colloquium, a Política das conveniências: entre a força e o cálculo

Powershoring: o Nordeste no centro da nova revolução industrial

André Fernandes reafrima aval de Bolsonaro para aproximação com Ciro Gomes

Lula e Trump: O encontro que parecia impossível

Ciro volta ao PSDB; Tasso dá missão dupla e oposição mostra força e busca cola para justificar as diferenças

Ciro retorna ao ninho tucano: ao lado de Tasso, mas com o PSDB longe de ser o que já foi

TRF de Recife proíbe cobrança de “pedágio” na Vila de Jeri

Dois históricos antibolsonaristas, Ciro e Tasso juntos no PSDB para construir aliança com a direita

MAIS LIDAS DO DIA

Apple condenada a pagar US$ 634 milhões à Masimo por patente de smartwatch

A liturgia politica do “7 de setembro”; por Paulo Elpídio de Menezes Neto