
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
Um anticorpo capaz de neutralizar o Sars CoV-2, coronavírus responsável pela COVID-19, foi descoberto por cientistas da Universidade de Utrecht, do Erasmus Medical Center e do Harbor BioMed. Os profissionais publicaram a novidade na segunda-feira, 4. A equipe de pesquisadores estrangeiros já estudava anticorpos direcionados ao Sars CoV, vírus da mesma família que causou uma epidemia na China em 2002.
O grupo pensou em testar o painel de opções descoberto também para o novo coronavírus, o Sars CoV-2, responsável pela atual pandemia em 2020. Z pesquisadora Ana Maria Moro, do Instituto Butantan, que também pesquisa a produção de anticorpos monoclonais neutralizantes no Brasil, disse que este é um trabalho muito preliminar, mas que é o primeiro publicado.
De acordo com Berend-Jan Bosch, líder da pesquisa na Universidade de Utrecht, o novo anticorpo foi capaz de neutralizar o Sars Cov-2 em células in vitro. Segundo o G1, o artigo foi publicado pela revista “Nature Communications”. O co-autor Frank Grosveld, do Erasmus Medical Center e diretor-científico da Harbor BioMed, disse o anticorpo é “totalmente humano”.






