
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, realizou, esta semana, as primeiras cirurgias oftalmológicas em 3D pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará.
Para a chefe do Núcleo Gestor de Oftalmologia do HGF, Islane Verçosa, a realização das cirurgias é um marco no atendimento oftalmológico da rede pública do Estado. “A população será beneficiada porque, com a tecnologia 3D, nós podemos aprimorar os procedimentos e possibilitar uma recuperação mais rápida e mais efetiva dos pacientes pós-cirurgia”, explica.
Os procedimentos foram realizados com o microscópio Lumera 700, equipamento alemão cedido à Sesa pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec). O microscópio opera com acessórios que complementam a tecnologia de alto avanço, como o assistente cirúrgico Callisto, o Resight 700, usado nas cirurgias de retina, e o Viteógrafo Visalis 500, utilizado nas cirurgias de retina e catarata.







