A banalidade do esquecimento e da recordação; Por Paulo Elpídio de Menezes Neto

COMPARTILHE A NOTÍCIA

“Feio é perder eleição”, anônimo

“No Brasil, há leis duras e leis moles. As moles a gente passa por cima. As duras, a gente passa por baixo”, coronel Chico Heráclio, chefe político e cientista político “prático”

Paulo Elpídio de Menezes Neto

As emoções pré-eleitorais que se anunciam a partir deste dia 4 de outubro não apresentam o ar festivo das efemérides cívicas, com a celebração dos ritos democráticos próprios às sociedades politicamente estáveis.

O clima é, bem ao contrário, pesado, carregado de dúvidas e incertezas.

Não por acaso, vivemos, pelos últimos quatro anos, durante os quais compartilhamos governos populares, autonomeados de “progressistas”, um clima de campanha eleitoral permanente, em tempo integral.

Os vinte anos, durante os quais foram consumidos três mandatos de Lula e um e meio de Dilma, podem não ter mudado a cara do Brasil. Na verdade, nunca saberemos ao certo se, em algum momento, quisemos mudar, para valer, o espectro persistente das nossas raízes fundadoras. As nossas “populações originárias” — portugueses, africanos e indígenas autóctones — deixaram impressas bem fundas as marcas culturais que não conseguimos apagar até hoje. Ou não quisemos mexer nessa herança, magnificada mais recentemente pelas suas características identitárias, em cujos entroncamentos buscamos indícios de uma civilização “brasileira”.

O país mergulhou, no correr dos vinte anos recentes, em um “eleitoralismo” permanente, animado por uma polarização crescente de ideologias infiltradas pela militância partidária e por uma miríade de movimentos sociais custeados pelo governo.

O breve interregno do governo Bolsonaro, com a derrota do seu desejo de reeleição, em 2022, acentuou o aprofundamento dos conflitos entre esquerda e direita, o que quer que essa ficção possa significar.

Nestas vésperas de grandes feitos e promessas, cujo esplendor vai perdendo a magia das festas republicanas do passado, predominam pressentimentos agourentos de cenários ameaçadores.

Fizemo-nos nação e país, nestes cinco séculos vencidos, encaixados em um vasto território devoluto, carecidos dos instrumentos civilizatórios essenciais e dos impulsos de uma ideia de progresso e de futuro.

As potencialidades econômicas brasileiras escondem-se sob as práticas de antigas atividades do passado, o agronegócio e a mineração, fontes maiores e principais da nossa economia de exportação.

O invólucro patrimonialista da sociedade brasileira subsistiu, entretanto, com a consolidação de posição distinguida nos negócios de “commodities”, marca do que mais produzimos e vendemos. Os minerais mais raros e críticos não passam de matéria bruta de comércio “in natura”.

As raízes oligárquicas da sociedade brasileira acompanham essa estrutura primitiva da construção das nossas riquezas.

Para completar, as disfunções estruturais do sistema político que conseguimos construir, improvisando sobre experiências malsucedidas, mantêm vivas velhas relações incestuosas da fazenda pública com a privada.

A fragilidade das instituições que adotamos como nossas só não foram maiores do que a rapacidade do estamento político e de seus dignitários, agentes públicos a serviço do Estado.

É dessa laboriosa amálgama de poderes e vassalagem e de uma ideia peculiar de organização política — que é feito o Brasil.

É este cenário que está preparado para o próximo governo e para o tempo que essa armação possa durar. Quatro anos de contas para fechar, de promessas mal cumpridas, de histórias mal contadas e narrativas incertas e propositadamente bem desenhadas.

Esquerda, direita, com o sacrifício de todas as esperanças e do que sobrar dos sonhos perdidos de liberdade.

Paulo Elpídio de Menezes Neto é articulista do Focus Poder, cientista político, membro da Academia Brasileira de Educação (Rio de Janeiro), ex-reitor da UFC, ex-secretário nacional da Educação superior do MEC, ex-secretário de Educação do Ceará.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Atlasintel: A polícia e a confiança que ainda resiste

Atlas/Focus: Lula mantém vantagem larga no Ceará, mas avanço de Flávio reduz distância

Atlas + Focus: Cid lidera consolidado, Luizianne encosta e Wagner mantém disputa aberta entre os três primeiros

Focus/Atlas: O placar muda com Elmano 48,5% x Ciro 48% e disputa entra na reta final em claro empate técnico

Entenda a super sexta-feira: três pesquisas e três fotografias em uma disputa que continua aberta

O fundamento da crise se deu quando a política passou a pedir ao Supremo que resolvesse a política

Alerta: IA se organiza sozinha, forma uma “gangue” e ataca

Três pesquisas medem o mesmo Ceará e encontram distâncias diferentes entre Ciro e Elmano

Focus + Atlas para o Senado: Cid e Luizianne empatam na liderança; Wagner e Alcides travam disputa pela direita

Ciro e Elmano

Focus Poder/Atlas: Ciro lidera, Elmano encosta e diferença cai para 2,6 pontos

Atlas/Focus Poder, Datafolha e Quaest: três pesquisas em campo no Ceará deixam mercado político nervoso

Atlas/Bloomberg: Lula lidera 1º turno, mas entra na eleição com rejeição maior que aprovação

MAIS LIDAS DO DIA

BTG/Nexus: Lula abre 6 pontos no 1º turno; no 2º, diferença cai para 2

Iberia terá voos diários entre Fortaleza e Madri durante inverno europeu

Quaest: Lula chega a 39% e abre 5 pontos sobre Flávio Bolsonaro no 1º turno

Análise da pesquisa Quaest: mulheres e baixa renda puxam reação de Lula na reta final

Entidades de bets acionam STF contra MP que proíbe apostas no Brasil

Ciro Gomes e o Ceará de hoje; Por Ricardo Alcântara

A banalidade do esquecimento e da recordação; Por Paulo Elpídio de Menezes Neto

Contrata+Brasil chega a Fortaleza com foco em pequenos negócios

Quaest: três medidas recentes de Lula, incluindo bets, têm apoio da maioria na reta final da eleição