André Fernandes e os contornos do bolsonarismo na eleição de Fortaleza; Por Emanuel Freitas

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O pleito de 2024 será o primeiro em que, no solo alencarino, o bolsonarismo estará à vontade para se expressar na disputa para o Executivo.  Embora Jair Bolsonaro (PL) tenha pedido votos para Wagner (União) na eleição de 2020 (quando gravou imagens que nunca foram exibidas no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral) e na eleição de 2022 (tendo vindo à Marcha para Jesus e ensaiando a dobradinha “capitão lá e capitão cá”), será somente com André Fernandes que o “mito” será, de fato, visto na TV e ouvido no rádio, já podendo ser visto em adesivos, bandeiras e nas redes.

A abertura oficial da campanha se deu, inclusive, com uma carreata, com a presença de Jair. André se apresenta, e faz questão de ressaltar, que é ele o candidato de Bolsonaro.

Pesquisa do DataFolha, divulgada na semana passada, informa-nos que 30% dos entrevistados, em Fortaleza, se identificam como “de direita”. Daí a razão de André ter escolhido, nos três debates até agora realizados, polarizar com Wagner pelo espólio eleitoral da direita.

Ainda na semana passada, pesquisa da Genial Quaest nos informou que 23% dos entrevistados gostariam que o próximo prefeito fosse aliado do ex-presidente (ao passo que 39% gostaria que o fosse de Lula).  A mesma pesquisa, que apontou o candidato com 14% das intenções de votos (quarto colocado), aponta seu eleitorado como majoritariamente masculino, entre 16 e 59 anos, com ensino superior, ganhando mais de 7 salários mínimos e evangélico.

O jovem deputado ainda é um desconhecido de 50% dos entrevistados e tem, exatamente por isso, a menor rejeição entre os 4 primeiros colocados (apenas 26%, contra 37% de seu oponente Wagner).

O problema para André é que, ainda segunda a pesquisa da Genial Quaest, 70% dos entrevistados não votaria em candidato apoiado por Bolsonaro. Estranho, se pensarmos que, em 2022, ele amealhou nada menos que 670 mil votos na capital, o que corresponde a 35%.

André tem a seu favor o fato de ser o candidato de capital com a maior popularidade digital, segundo matéria publicada pela Folha de São Paulo em 22 de agosto. Seu índice é de 83 pontos, numa escala que vai de 0 a 100. Não podia ser diferente para alguém que foi forjado como fenômeno político e campeão de votos nas duas eleições que disputou, e conferiu a seu pai a 13ª posição dos eleitos em 2022.

Desde que a campanha começou, o candidato concedeu duas entrevistas a sistemas de comunicação da cidade. Numa delas podem ser percebidos o que, no meu entender, são contornos, ou dimensões, do bolsonarismo no plano municipal.

Vejamos:

1 – Fim das multas a motociclistas com viseira, pois elas estariam “punindo o motociclista que já paga tanta taxa ao entregar comida para ricos”; tais motociclistas “não podem sofrer por mais abusos”. Tal discurso é puro Bolsonaro 2018.

Indagado sobre o possível aumento do número de acidentados nos hospitais, se sai com uma resposta no mínimo estranha: “Não digo que andem com a viseira aberta, mas que quem andar não será multado, a prefeitura não estará lhe roubando”. Simples assim!

2 – A AGEFIS, que “só persegue cidadão”, será extinta. Mesma postura de seu “mito” com o IBAMA e outros órgãos.
3 – Redução das Secretarias para 6 (lembre-se dos ministérios).
4 – Ciclovia “só persegue cidadão”. Retire-as!
5 – “Câmeras só perseguem e multam cidadãos, não servem para identificar bandidos”.
6 – Promessa de doação de condomínios para agentes de segurança, para deixar, não se sabe como, a cidade “mais segura”.
7 – “Em vez de fazer concurso para isso e para aquilo”, “pagar hora extra para policiais”.
8 – Guarda Municipal com poder de polícia.

Eis a plataforma de André Fernandes, esboçada em entrevistas. Uma versão municipal do plano de governo “conservador e patriota” implantado em 2019 em Brasília.

Veremos como ele será expresso no HGPE e se conquistará o coração e o voto do eleitor.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza domina Enem 2025: capital ocupa as 3 primeiras posições do BR e tem 4 escolas entre as 10 melhores

Ibmec chega a Fortaleza e firma Ceará como polo nacional de educação, inovação e negócios

Pesquisa Atlasintel Piauí 2026: eleição praticamente resolvida a favor do PT

Pesquisa Focus Poder/Atlasintel explica decisão de Ciro e PSDB de manter distância de Flávio

PSD dos “Domingos” leva Comissão de Orçamento do Congresso e reforça musculatura para a vice no Ceará

Focus/Atlasintel: Lula abre larga vantagem no Ceará e reforça ativo eleitoral de Elmano para 2026

Pesquisa Focus/Atlas para o Senado Ceará: Cenários embolados com Cid favorito; sem sua candidatura, Luizianne salta

Pesquisa Focus Poder + Atlasintel: Ciro e Elmano empatam na corrida ao Governo

UFC entra no Top 15 nacional de patentes e reforça posição como polo de inovação

Governo do Ceará: Pesquisa Focus Poder/AtlasIntel será divulgada nesta segunda-feira

PIX vira vitrine global: fundador do Web Summit diz que sistema brasileiro “destrói monopólios” e inspira o mundo

Em meio à batalha judicial, Eneva e Diamante iniciam investimento de R$ 6 bi em energia e infraestrutura no Pecém

MAIS LIDAS DO DIA

MG Motor anuncia produção de veículos elétricos no Ceará com investimento de R$ 400 milhões

TST mantém condenação da Ortobom em R$ 300 mil por discriminação contra mulheres em cargos de gerência

Esgoto. Foto: Freepik

Tribunal de Justiça aumenta indenização contra concessionária por casa invadida por esgoto

Ônibus. Foto: Freepik

Acidentes com ônibus caem 83% em Fortaleza

CEO da Somapay integra novo conselho estratégico do Rampup Business

Marquise Ambiental consolida EcoHub como modelo para o fim dos lixões no Ceará

Os novos bebês; Por Angela Barros Leal

Mulheres recebem menos que homens em todos os setores, aponta IBGE

Ceará lidera participação de estudantes da rede estadual no Enem 2025