
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
Quatro projetos da Universidade Federal do Ceará foram contemplados na chamada pública de pesquisas para enfrentamento da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Ministério da Saúde.
Entre os projetos da UFC selecionados, três são da Faculdade de Medicina (FAMED) e um, do Departamento de Enfermagem. O projeto “Efetividade do acesso, atendimento clínico e acompanhamento das pessoas com COVID-19 e outras síndromes respiratórias agudas”, coordenado pela Profª Elisângela Teixeira, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, acompanhará pacientes com sintomas gripais nos estados do Ceará, Maranhão e Pernambuco.
Serão selecionadas pessoas que tenham sido notificadas pela Vigilância Epidemiológica nos Sistemas de Informação a partir do preenchimento da Ficha de Investigação de Paciente Suspeito de Doença pelo Coronavírus ou pela Ficha de Notificação de Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, disponibilizadas pela Secretaria de Saúde de cada estado.
De acordo com a Profª Elisângela Teixeira, o estudo será desenvolvido em duas etapas. Na primeira, será construído um software para monitoramento dos pacientes com diagnóstico da covid-19 e outras doenças de síndromes respiratórias agudas graves. Na segunda etapa, os pesquisadores acompanharão, mensalmente, via contato telefônico, 600 pacientes de cada estado. O monitoramento ocorrerá durante o período de 12 meses.







