O cientista político Emanuel Freitas comentou sobre a campanha eleitoral na programação de TV e rádio em Fortaleza, observando que o candidato do PT, Evandro Leitão, possui um considerável tempo de exposição diário devido ao seu amplo arco de alianças — com 10 partidos apoiando sua candidatura. “Embora isso seja, de fato, relevante, não podemos ignorar a importância do meio digital na campanha atual”, destacou Freitas.
“Veja a performance do prefeito Sarto (PDT) por exemplo. Ele não está em um estúdio, com aqueles ecos de jornalismo, explicando o que fez e vai fazer. Ele criou um personagem, está nas ruas, com uma linguagem diferente, uma linguagem ‘zoeira'”, continuou o especialista do Focus justamente para comparar as ferramentas dos candidatos.
“Esse sujeito que está nas ruas está mudando a gramática política. A gramática passa a ser pouco TV, que, inclusive, começa a reproduzir imagens das redes sociais, diferentemente do que acontecia antes”, enfatizou o cearense.
“A TV agora simula curtidas, compartilhamentos etc. A TV é central, mas agora acompanha o digital”, detalhou Emanuel ao destacar a persona de Sarto que, mesmo com poucos minutos na TV, tem recebido grande atenção com a sua imagem mais “brincalhona” nas redes sociais.
Confira o Focus Colloquium completo:
André Fernandes e os contornos do bolsonarismo na eleição de Fortaleza; Por Emanuel Freitas