Na esteira da AtlasIntel, Quaest e DataFolha dão os mesmos recados; Por Emanuel Freitas

COMPARTILHE A NOTÍCIA

A semana terminou com a divulgação de duas pesquisas de intenção de voto para a prefeitura de Fortaleza, antecedidas pela movimentação provocada, na semana anterior pela divulgação da pesquisa realizada pela AtlasIntel, por encomenda do Focus Poder, que, além de gerar movimentações nos QG´s das campanhas, lançou a pergunta: “Que movimentação é essa que só tal instituto traz?”

Na quarta, encomendada pelo Sistema Verdes Mares, a Genial Quaest divulgou os números colhidos numa amostra de 900 entrevistados, entre os dias 08 e 10 de setembro, assim distribuídos: empate técnico entre os quatro candidatos até aqui mais competitivos; queda de 7 pontos de Wagner (passando de 31 para 24%); subida considerável de André e Evandro (ambos, de 14 para 21%); queda de Sarto em 4 pontos (indo de 22 para 18%); vitória de Wagner em todos os cenários de segundo turno; derrota de Sarto para todos no segundo turno; e um empate técnico entre André e Leitão caso os dois fossem ao segundo round.

Péssimas notícias para Sarto, preocupação para Wagner e estímulo sem igual para os “polarizados”. Evandro, inclusive, tratou de dirigir-se a Brasília para gravar vídeo com Lula, ao passo que André anunciou visita de Nikolas Ferreira, nome forte do bolsonarismo, para agitar a militância, especialmente a jovem e das redes sociais.

Por sua vez, encomendada pelo Jornal O Povo, na sexta tivemos a divulgação de pesquisa Datafolha, cujo resultado foi “o mesmo”, porém mais perto do que indicou a AtlasIntel: uma liderança numérica de André. Os resultados são os seguintes: Wagner caiu 6 pontos (ficando com 23% das intenções de voto); André subiu 9 (liderando a pesquisa com 25%); Evandro também subiu 9 pontos (indo a 19%) e Sarto caiu 5 (marcando 18%).

Nas simulações de segundo turno, Wagner continua imbatível, mas com queda considerável quando tem André como opositor (perdeu 7 pontos para André), e Sarto perde para todos os adversários (não houve simulação entre André e Evandro).

Logo, os três institutos, com AtlasIntel temporal e metodologicamente à frente, dizem o mesmo: certa resiliência de Wagner, que vai enfraquecendo-se à medida que a campanha desenrola-se; franca queda e rejeição do prefeito; e conversão da disputa local num Fla-Flu entre PL e PT.

A temperatura deve esquentar e dar novos nortes a Sarto (que já mudou de alvo, passando a mirar em André) e a Wagner (que precisa impor uma marca sua na disputa). Ao passo que os “polarizados” continuarão com as estratégias até aqui exitosas: Evandro se dirá, ainda mais, candidato de “Lula, Camilo e Elmano”; ao passo que André, reconhecidamente candidato de Bolsonaro, apostará na imagem de sobriedade, seriedade e competência que tem emulado até aqui (e nisso me parece que tem conseguido furar a bolha do bolsonarismo. Mas isso é assunto para outro texto).

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Editorial Focus Poder: Equilíbrio no comando da CPI do Crime Organizado

Engenharia do negócio — os bastidores do mega distrito digital do Ceará

Conselho Nacional das ZPEs aprova cinco data centers de R$ 583 bilhões e consolida Ceará como Green Digital Hub do Atlântico Sul

Governador do Rio elogia “coragem e determinação” de Elmano após ação que matou sete faccionados em Canindé

No Focus Colloquium, a Política das conveniências: entre a força e o cálculo

Powershoring: o Nordeste no centro da nova revolução industrial

André Fernandes reafrima aval de Bolsonaro para aproximação com Ciro Gomes

Lula e Trump: O encontro que parecia impossível

Ciro volta ao PSDB; Tasso dá missão dupla e oposição mostra força e busca cola para justificar as diferenças

Ciro retorna ao ninho tucano: ao lado de Tasso, mas com o PSDB longe de ser o que já foi

TRF de Recife proíbe cobrança de “pedágio” na Vila de Jeri

Dois históricos antibolsonaristas, Ciro e Tasso juntos no PSDB para construir aliança com a direita

MAIS LIDAS DO DIA

Câmara dos Deputados: Comissão aprova PL que dá regulação dos Apps de transporte aos municípios