
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está mantendo a realização de audiências por videoconferência durante a suspensão dos prazos processuais, determinado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De acordo com a Resolução nº 138 do CNJ, os prazos nas ações virtuais ou físicas estão sobrestados nos locais onde estão ocorrendo o isolamento social mais rígido (lockdown). O CNJ homologou no começo do mês, a ferramenta WebEx-Cisco como plataforma virtual padrão a ser utilizada pelo judiciário brasileiro.
O aplicativo WhatsApp também foi autorizado pelo TJCE, para fins de formação de grupo entre conciliador, partes e advogados com a condição prévia do estabelecimento da data-limite para encerramento das conversas.
Em conversa com o Focus, o desembargador Teodoro Santos, Corregedor-geral do TJCE, disse que “em respeito ao princípio da independência – garantia constitucional assegurada ao magistrado – a agenda de audiência compete a este -. No entanto, aquela deve ser elaborada em sintonia com as normas constitucionais, infra-constitucionais, bem como com as diretrizes do CNJ e CGJ, estes últimos, órgãos censor”. Neste ponto, o Corregedor-geral destaca que a suspensão de prazo se limita atos processuais inerente a contestação, interposição de recurso, memoriais, etc. , não impedindo a realização de audiência por videoconferência. Nos memoriais e recursos decorrentes e outros atos decorrentes das audiências, os prazos não correrão, conclui Teodoro.
De acordo com o TJ do Ceará, a partir da agora os Juizados Especiais do Estado já podem realizar audiências de c ciliação por videoconferência, inclusive nas execuções de título extrajudicial como assim dispõe a Portaria 668/2020 do TJ cearense.
O aplicativo WhatsApp também foi autorizado pelo TJCE, para fins de formação de grupo entre conciliador, partes e advogados com a condição prévia do estabelecimento da data-limite para encerramento das conversas. Nesse caso, a ata de audiência deverá ser assinada digitalmente pelo conciliador, sendo o vídeo anexado posteriormente nos autos do processo digital.
*Com informações TJCE
Leia Mais
+ Em três dias, Judiciário do Ceará julga 1,4 mil processos por videoconferência
+ CNJ determina suspensão de prazos de processos físicos até 31/5
+ Atenção: TJCE suspende prazos processuais até 20/5
+ TJCE bate recorde de julgamentos com 461 processos numa única sessão virtual
+ Corregedoria-geral do TJCE autoriza oficial de justiça fazer intimação virtual
+ Por videoconferência, TJCE aprecia 317 processos numa única sessão de julgamento
+ Judiciário cearense padroniza uso de videoconferência para audiências
+ TJCE bate recorde de julgamentos com 461 processos numa única sessão virtual
+ Coronavírus: TJCE libera R$ 2,5 milhões em precatórios durante a pandemia
+ TJCE realiza primeira sessão virtual de julgamento de processos do Judiciário cearense
+ Coronavírus: Corregedoria-geral do TJCE disponibiliza cartório online para população
+ Exclusivo: TJCE divulga produtividade da primeira semana do plantão extraordinário da COVID-19
+ Corregedor-geral do TJCE será o convidado de estreia do Focus Lex, amanhã (5)
+ “Orçamento de guerra na pandemia da COVID-19” é o tema do Focus Lex de hoje, 12







