
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
Um grupo com três instrutoras cearenses desembarca neste domingo, 31, em Manaus, onde treinarão profissionais de saúde para o uso do capacete Elmo em pacientes com Covid-19 sofrendo de insuficiência respiratória.
O objetivo é que sejam treinados cerca de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e engenheiros clínicos da linha de frente na luta contra a Covid-19 nos principais hospitais públicos da capital amazonense.
O grupo é formado por uma enfermeira e duas fisioterapeutas, que fazem parte da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). Elas, que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, passarão cinco dias em Manaus. “Nós vamos contribuir com mais um recurso, que é o Elmo, para enfrentar a pandemia e salvar vidas”, diz Ingrid Sá, fisioterapeuta que é uma das instrutoras da ESP/CE.
O capacete Elmo oferece uma pressão positiva contínua nas vias aéreas ao mesmo tempo em que oferta uma quantidade de oxigênio em níveis elevados. Dessa forma, além de melhorar o quadro respiratório do paciente, o mecanismo permite ser utilizado fora de leitos de UTI, ser também desinfectado e reutilizado. Outro diferencial do equipamento é que seu custo é bem inferior aos valores investidos em respiradores mecânicos e mais seguro também para os profissionais de saúde que o manuseiam, já que, como o capacete é vedado, não permite a propagação do vírus.







