O fato: Os ministros da saúde dos países do G20 se reúnem esta semana no Rio de Janeiro para alinhar um consenso em temas de saúde global, que será apresentado aos líderes do grupo durante a cúpula dos dias 18 e 19 de novembro, também na capital fluminense.
Contexto: A ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade destacou que uma das principais propostas do encontro é a criação de uma coalizão que incentive a produção local e regional de vacinas e medicamentos em países com dificuldades de acesso a esses insumos. A proposta busca reduzir a dependência internacional e aumentar a igualdade no acesso, algo crucial diante das dificuldades enfrentadas por diversos países durante a pandemia de covid-19.
Outras pautas do encontro: Além da coalizão, o Brasil vai defender a expansão da saúde digital, com iniciativas para melhorar o acesso a serviços de saúde por meios digitais e combater a desinformação. Também estarão na pauta a implementação de medidas para mitigar os impactos das mudanças climáticas na saúde e a criação de um instrumento específico para enfrentar futuras pandemias.