O fato: O deputado André Figueiredo (PDT) negou que Ciro Gomes (PDT) será expulso do partido por conta de seu “apoio velado” a André Fernandes (PL) em Fortaleza.
“Ciro é muito bem-vindo no PDT; ele é um grande quadro do partido. Toda essa especulação surgiu de algumas conversas dentro do grupo da bancada, e algumas pessoas manifestaram insatisfação, mas não cabe à bancada discutir punição a ninguém, isso é responsabilidade da direção partidária, e essa pauta nunca foi levantada pela direção do nosso partido,” explicou. A fala foi dada ao O Povo.
André Fernandes e Bolsonaro: O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ontem mesmo, inclusive, disse que optou por não se envolver na campanha de André Fernandes, candidato do PL que foi derrotado na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, para não prejudicar o aliado, reconhecendo sua alta rejeição no Estado.
Contudo, elogiou o “apoio” de Ciro Gomes. “Abrindo o jogo, começou o Ciro e a esquerda apoiando (André Fernandes). Se eu fosse lá na reta final, poderia atrapalhá-lo, então deixei ele ficar livre e solto”, afirmou.
Apoio ao bolsonarista: André conseguiu o apoio de diversas lideranças do PDT, como o ex-prefeito Roberto Cláudio. Apesar da fala de Bolsonaro, Ciro Gomes não declarou apoio publicamente ao candidato bolsonarista.
Integrantes do PDT, porém, ficaram irritados com o que chamaram de “apoio velado” do ex-ministro e ex-governador a André, o que pode levar a um pedido de expulsão de Ciro da sigla.
O partido em Fortaleza: André aproveitou e disse o que pensa sobre sua sigla e a próxima administração petista na Capital. “O que queremos agora é realmente é reunificar o partido, termos um bom diálogo com o prefeito Evandro Leitão para que possamos, insisto, dar continuidade, e Fortaleza possa avançar cada vez mais”, destacou ao jornal.
Vitória petista: Evandro Leitão (PT) foi eleito prefeito de Fortaleza. O petista obteve 50,38% dos votos válidos, enquanto André Fernandes (PL) marcou 49,62% dos votos com 100% das urnas apuradas. A diferença foi de 10.838 votos. Evandro obteve 716.133 votos e André, 705.295.
Fortaleza: Bolsonaro diz que não participou de campanha para não prejudicar André
Sarto parabeniza Evandro e se disponibiliza para transição: “Desejo sucesso”