Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
O Governador do Ceará Camilo Santana (PT) anunciou, nesta sexta-feira, 17, a autorização para realização de evento-teste de uma partida de futebol na Arena Castelão com 10% da capacidade do estádio.
A definição da partida que receberá o público será tomada em conjunto com a Federação Cearense de Futebol (FCF). Para ter acesso ao jogo, o torcedor precisará estar completamente imunizado, com as duas doses ou com a dose única da Janssen.
Além disso, os restaurantes também passarão a funcionar até 1h da manhã, em vez de até meia-noite, como ocorre atualmente. O número de pessoas por mesa também foi ampliado, indo de seis para oito pessoas.
Os salões de festas passarão a ter suas autorizações compatíveis com as de buffet. Os eventos corporativos também terão suas capacidades ampliadas, indo de 150 pessoas em ambientes fechados e 300 em abertos, para 200 e 600, respectivamente.
O chefe do Executivo Estadual ainda liberou salas de aula com 100%, seguindo orientações e protocolos da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), dando às famílias a possibilidade de decidir se manterá o aluno em regime híbrido de ensino ou presencial.
O decreto com as medidas será publicado já neste sábado, 18, no Diário Oficial do Estado (DOE) e suas decisões passam a valer a partir de segunda-feira, 20.
As medidas completas:
– Ampliação do horário de funcionamento dos restaurantes, que podem ficar abertos até às 1h, e do número máximos de pessoas por mesa, que passa de seis para oito;
– Salas de aula permitidas para funcionar com capacidade máxima (100%), respeitando o distanciamento e os protocolos sanitários, e mantida a opção de sistema híbrido, com aulas remotas;
– Eventos sociais e corporativos com limitação de até 200 pessoas, em ambiente fechado, e até 400 pessoas em ambiente aberto, conforme protocolo específico;
– Salões de festa de condomínios autorizados, seguindo os mesmos protocolos dos buffets;
– Autorização de evento-teste na área do esporte profissional, com 10% da capacidade de público na Arena Castelão e cumprimento de protocolo sanitário específico, incluindo a obrigatoriedade de comprovação de esquema vacinal completo (D1 + D2 ou dose única). Definição de data, evento e detalhes serão acordados entre Sesa e Federação Cearense de Futebol (FCF).